palmares  
empresa rotas cidades utilidades contato
modalidade
 
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Estações Rodoviárias de Cidreira, Balneário Pinhal e Magistério
 
 
 
modalidade
     
 
horário desejado
  horas  
 
 
 
     
empresa    
Cidreira
É a praia mais antiga do litoral norte do Rio Grande do Sul e possui uma das maiores reservas de dunas da América Latina, além de sol, mar, banho, surf, pesca, lazer e lagoas para esportes náuticos. Oferece variada gastronomia, concha acústica e calçadão à beira-mar, além de sediar a tradicional Festa Estadual do Camarão e Frutos do Mar. Distante cerca de 120 km de Porto Alegre pela RS 040, Cidreira é uma das praias mais próximas da capital gaúcha (pela Free Way são 130 km).

Histórico

Em 1767, a Coroa de Portugal doou a Sesmaria de Cidreira para o Almoxarife-Mor Manuel Pereira Franco. Com o tempo, a Coroa leiloou as terras devido à sonegação de impostos.

Em 1819, foi comprada por Luiz José Ferreira Saraiva. Somente 40 anos depois chegaram os primeiros veranistas das casas de palha com chão de areia batida. As residências de madeira surgiram em 1930, assim como a Igreja Nossa Senhora da Saúde e os Hotéis Atlântico, Farroupilha (atualmente Edifício Alvorada), Castelo e Farol, entre outros.

Em 1950, teve início a construção da estrada que ligou Porto Alegre ao litoral. Começava a urbanização de Cidreira/Balneário Pinhal. O município teve a sua origem em Santo Antônio da Patrulha. Depois, pertenceu a Osório e, por fim, a Tramandaí. Em maio de 1988, foi emancipado.

Links Úteis
www.cidreira.rs.gov.br
www.rsvirtual.net
www.riogrande.com.br
www.turismo.rs.gov.br
      
Esporte em Cidreira
Concha acústica
Plataforma
previsão do tempo