palmares  
empresa rotas cidades utilidades contato
modalidade
 
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Estações Rodoviárias de Cidreira, Balneário Pinhal e Magistério
 
 
 
modalidade
     
 
horário desejado
  horas  
 
 
 
     
empresa    
Palmares do Sul
Tendo se emancipado em 1982, Palmares do Sul situa-se no extremo norte da Lagoa dos Patos. Sua origem deve-se a um rio que margeia o local e liga o município com outras cidades por meio da Lagoa dos Patos. Entre Palmares do Sul e Mostardas, pela BR101, há uma das mais belas paisagens da região: entre o mar e a Lagoa dos Patos é possível vislumbrar as extensas áreas de plantação de arroz e criação de gado. Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul. O município possui 16 lagoas próprias para esportes náuticos, pesca e lazer.

Histórico

Palmares do Sul foi criado no período do Brasil-Império como distrito pertencente ao município de Vila da Conceição do Arroio, hoje chamado de Osório. Entre 1920 e 1950, ganhou importância com implantação de um porto às margens do Rio Palmares e uma ferrovia até Osório. Formou-se, então, um entroncamento hidroferroviário, de onde se exportava couro e lã. Em 1930, foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal.

O nome Palmares foi escolhido porque nas redondezas havia grande quantidade de butiatuvas ou butiatubas, família das palmáceas, que se adaptavam bem ao solo e ao clima da região.

Os campos que hoje compõe o município de Palmares do Sul foram doados por meio de sesmarias a imigrantes portugueses que comprovaram ao Rei de Portugal ter condições de explorá-los promovendo a sua ocupação.

Links Úteis
www.palmaresdosul.rs.gov.br
www.turismo.rs.gov.br
      
previsão do tempo