palmares  
empresa rotas cidades utilidades contato
modalidade
 
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Estações Rodoviárias de Cidreira, Balneário Pinhal e Magistério
 
 
 
modalidade
     
 
horário desejado
  horas  
 
 
 
     
empresa    
Viamão
Situado a 25 Km da capital gaúcha, é o maior município da região metropolitana de Porto Alegre. Sua economia tem como base a agropecuária, sendo que 82,78% de sua extensão territorial é de área rural com grande potencial para ecoturismo. Inúmeras áreas de lazer náutico e o Autódromo Internacional de Tarumã, um dos mais importantes do país, estão entre as atrações de Viamão.

A região de Itapuã, com produção rural e pesca artesanal, mantém até hoje a sua beleza natural preservada. Um exemplo que pode ser citado é o Parque Estadual de Itapuã, com 5560 hectares, muito freqüentado por visitantes. Como o município foi capital farrapa e palco de batalhas farroupilhas, até hoje restos de embarcações repousam no fundo das águas do Guaíba, em Itapuã.

No centro da cidade, encontram-se edificações antigas de arquitetura colonial portuguesa, tendo como marco a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos raros monumentos do barroco brasileiro no Rio Grande do Sul.

Histórico

Foi a partir do século XVIII que colonizadores integrantes da frota de João de Magalhães se fixaram nos vastos campos do atual município de Viamão um dos primeiros núcleos de povoamento do Estado. Em 1741, Francisco Carvalho da Cunha ergueu a capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Com a vinda dos açorianos, que desembarcaram em Itapuã, o povoamento cresceu e logo foi elevado à categoria de Freguesia.

Devido à invasão dos espanhóis, em 1763 Viamão tornou-se a sede do Governo do Rio Grande do Sul e assim permaneceu durante dez anos. Após, a sede foi transferida para a atual, Porto Alegre. Em 1880, Viamão desmembrou-se da capital para tornar-se vila do município.

Links Úteis
www.viamao.rs.gov.br
www.turismo.rs.gov.br
hoteisviamao.blogspot.com.br
alimentacaoviamao.blogspot.com.br
telefonesimportantes.blogspot.com.br
      
previsão do tempo