Mostardas

Localizado em um istmo entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, o município de Mostardas tem seu limite norte com Palmares do Sul, ao sul com Tavares, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com a Lagoa dos Patos. Distante de Porto Alegre 205 Km, pelas rodovias RS 040 e RST 101, Mostardas é um dos primeiros povoados do Rio Grande do Sul.

Terra natal do poeta e jornalista Marcelo Gama e do militar Domingos Menotti Garibaldi, filho de Giuseppe Garibaldi e Anita, Mostardas é reconhecida pelo desenvolvimento do turismo ecológico. Suas trilhas por matas nativas com abundante fauna e flora e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (maior referencial para aves migratórias do Brasil) são famosos no mundo inteiro.

Pontos turísticos como a Pedra de Anita, marco histórico onde a heroína farroupilha Anita Garibaldi deu a luz ao primogênito Menotti Garibaldi, e o Centro Histórico com construções açorianas, conquistam os turistas que buscam também o artesanato e a gastronomia de Mostardas.

Histórico

Conforme registros históricos, em 1742, havia um posto de vigilância no local denominado “Guarda de Mostardas”. As constantes guerrilhas com os castelhanos e as invasões aos povoamentos fizeram com que as populações procurassem um local mais seguro: no istmo entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico. Em 1763, chegaram os primeiros açorianos, marcando os costumes e a cultura da população de Mostardas.

O alvará de 1773, sob o nome de São Luiz Rei de França, criou a Freguesia de Mostardas. A Lei nº 4691, de 1963, criou o Município de Mostardas, desmembrado de São José do Norte.

Links Úteis

www.mostardas.rs.gov.br
www.mostardas.tur.br
www.turismo.rs.gov.br